Perfil epidemiológico da tuberculose pulmonar de casos notificados no município de São Gonçalo-RJ no período de 2006 a 2009

Danielle Barros Silva Fortuna, Jorge Luiz Fortuna

Resumo


A tuberculose é uma doença causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis que acomete principalmente os pulmões. Objetivou-se analisar os dados epidemiológicos de tuberculose pulmonar (TBP) notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), no período de 2006 a 2009 no município de São Gonçalo-RJ. Realizou-se um estudo epidemiológico analítico observacional descritivo onde os dados das variáveis quantitativas e qualitativas, coletados dos dados epidemiológicos sobre TBP notificados no SINAN, foram apresentados e analisados através de frequência absoluta e percentual, além do coeficiente de incidência. Durante o período 2006-2009 foram confirmados e notificados no SINAN, 216 casos de TBP, sendo três casos em 2006, 33 em 2007; 66 em 2008 e 114 no ano de 2009. Houve um aumento anual crescente de notificações de casos. No entanto, esse aumento pode significar uma maior disseminação da doença no município e/ou a ampliação da cobertura de notificações no SINAN. Os resultados obtidos possibilitaram conhecer as características dos casos notificados de TBP e avaliar, de forma indireta, as limitações do Programa de Controle da Tuberculose (PCT) do serviço municipal de saúde de São Gonçalo.


Palavras-chave


Tuberculose, Epidemiologia, Agravo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena
Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.