Instruir para Civilizar: Em Nome da Fé Cristã
Palavras-chave:
Educação, igreja, civilizaçãoResumo
O presente trabalho tem como meta aprofundar os estudos sobre História da Educação em Sergipe,procurando desenvolver uma análise sobre a influência da Igreja na formação educacional do povobrasileiro. O estudo é parte integrante da pesquisa em andamento sobre a Revista Cidade Nova e aspráticas de educação. Essa Revista tem bases no catolicismo e apresenta em suas páginas diversos artigossobre educação. Para melhor entender a relação da Igreja com a área educativa, em meio a essainvestigação se fez necessário verificar a participação da instituição no processo educacional. Assimatravés do estudo de uma vasta bibliografia sobre o assunto, elaboro uma análise expondo umaabordagem a cerca da participação da Igreja no processo de escolarização e instrução educacional dopovo cristão, como também faço uma abordagem voltada para a utilização dos impressos como veículotransmissor de instrução e de propagação da fé cristã. Foi possível observar que a Igreja tem umaparticipação relevante no processo educacional do povo brasileiro, seja fundando escolas, participando deórgãos estaduais ligados à área educacional ou até mesmo através dos impressos, que se tornam veículostransmissores dos discursos educacionais. Os aportes teóricos da Nova História Cultural, através dosconceitos de Civilização de Norbert Elias, bem como de apropriação e representação de Roger Chartier,possibilitaram subsídios para identificar que existia um interesse em instruir, civilizar e moralizar apopulação por parte da Igreja, como também foi possível observar a apropriação e representação dodiscurso educacional veiculado nos impressos católicos.Downloads
Publicado
2012-12-04
Como Citar
Dantas, M. J. (2012). Instruir para Civilizar: Em Nome da Fé Cristã. Scientia Plena, 3(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1200
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.