Avaliação do saber ambiental de professores do ensino público do município de São Bento, Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2015.090001Palavras-chave:
Meioambiente, Docente, CapacitaçãoResumo
O professor é um ator social de fundamental importância na formação de cidadãos multiplicadores do saber ambiental. Esse trabalho teve o objetivo de analisar o conhecimento dos professores do município de São Bento, Paraíba, quanto à Educação Ambiental. Foram entrevistados 21 professores de três escolas de ensino fundamental público. Os dados foram coletados por meio de um questionário contendo 12 perguntas sobre educação ambiental, desenvolvimento sustentável e dez temas ambientais. Além de outras variáveis (gênero, idade, titulação, tempo de ensino). O conhecimento dos professores variou entre pouco ou saber em parte sobre os temas ambientais. Houve diferença no nível de conhecimento entre gêneros, sendo maior no gênero masculino. Observou-se correlação positiva entre o tempo de ensino e o maior conhecimento do professor. A maioria deles apresentaram dificuldades em conceituar o que é Educação Ambiental e desenvolvimento sustentável. Esse cenário revela a grande necessidade de capacitação docente em Educação Ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.