Caracterização socioespacial da produção e comercialização de hortícolas na Ilha de São Luís, Maranhão

Autores

  • João Flávio Bomfim Gomes Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
  • Alex Oliveira de Souza Universidade Estadual do Maranhão -UEMA
  • Renata da Silva Bomfim Gomes Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.047601

Palavras-chave:

agricultura urbana, planejamento urbano, produção agrícola, agroecologia

Resumo

Objetivou-se conhecer a horticultura urbana praticada na Ilha de São Luís por meio da sua caracterização socioespacial, bem como suas atividades produtivas, a existência de políticas públicas, apoio do governo ou da iniciativa privada. Realizou-se pesquisa do tipo quantitativa e qualitativa para compreender a agricultura praticada em seus espaços, e os atores no atual modelo de planejamento urbano do município. O percurso metodológico consistiu na realização de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e análise qualitativa e quantitativa dos dados. As informações coletadas foram tabuladas, e foram elaborados mapas temáticos, com o auxílio dos softwares QGis e Google Earth. Concluiu-se que há grande potencial para o desenvolvimento da horticultura urbana na Ilha de São Luís, porém é evidente a necessidade de discussão e elaboração de políticas públicas nas áreas de infraestrutura urbana (transporte e estradas de boa qualidade), treinamento dos produtores para a sua inserção em programas públicos como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), fornecimento de assistência técnica continuada, com foco em Agroecologia. Há uma fragmentação entre a produção e a comercialização, que poderia ser minimizada com a cessão de espaços públicos privados, ociosos ou não, para a instalação de hortas comunitárias que permitiria a aproximação entre a produção e comercialização, reduzindo custos.

Biografia do Autor

João Flávio Bomfim Gomes, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária

Atuo na área de avaliação de tecnologias e políticas públicas para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável, Sistemas de Produção Sustentáveis e Agricultura Urbana, com foco em plantas medicinais.

Alex Oliveira de Souza, Universidade Estadual do Maranhão -UEMA

Departamento de Arquitetura e Urbanismo, área de Planejamento Urbano e Regional

Renata da Silva Bomfim Gomes, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - EMBRAPA

Setor de Pesquisa, Pesquisadora em Sistemas de Produção Sustentáveis

Downloads

Publicado

2018-05-18

Como Citar

Bomfim Gomes, J. F., de Souza, A. O., & Bomfim Gomes, R. da S. (2018). Caracterização socioespacial da produção e comercialização de hortícolas na Ilha de São Luís, Maranhão. Scientia Plena, 14(4). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2018.047601

Edição

Seção

Artigos