Participação Social: A interface ausente na área de proteção ambiental Morro do Urubu, Aracaju-Se
Palavras-chave:
áreas protegidas, gestão ambiental pública, percepção ambientalResumo
Este estudo objetivou analisar como vem ocorrendo o planejamento e gestão da Área de Proteção Ambiental (APA) Morro do Urubu, levando-se como ponto de referência a lei do SNUC. Foi analisada a percepção sobre a APA dos atores sociais envolvidos diretamente e indiretamente na gestão da área. Esta análise deu-se por meio da aplicação de entrevistas semi-estruturadas junto aos moradores do bairro Porto Dantas e os gestores que de alguma forma atuam na área de estudo. Constatou-se uma profunda ausência de conhecimento da população em relação à APA conferindo-os uma percepção dissociada das questões ambientais, da mesma forma, os gestores demonstraram uma completa desarticulação entre as instituições públicas com atuação na área, o que ressalta sua ingerência à legislação ambiental vigente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.