Síntese e Caracterização de Redes Metalorgânicas, ZIF-8 e ZIF-67.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2016.054201Palavras-chave:
redes metalorgânicas, MOF, ZIFResumo
Redes metalorgânicas (metal-organic frameworks, MOFs), também chamadas polímeros de coordenação, representam uma nova classe de materiais híbridos inorgânico-orgânicos que se caracterizam pela sua grande estabilidade, alta porosidade e estruturas cristalinas bem definidas. Esses materiais têm se apresentado promissores para inúmeras aplicações, inclusive na área de catálise onde ganham destaque por poderem atuar como catalisadores bifuncionais ativos. As vantagens da utilização destes catalisadores em relação a outros já reportados na literatura passa pelas suas características como área superficial elevada e controle do caráter ácido-básico dos sítios (Brönsted ou Lewis). Zeolitic imidazolate frameworks (ZIFs) é uma subfamília das MOFs que tem adquirido interesse principalmente por combinar as vantagens das redes metalorgânicas com a elevada estabilidade térmica e química das zeólitas. As MOFs, e consequentemente as ZIFs, podem ser sintetizadas de modo a possuir sítios ácidos e básicos, simultaneamente. Essa especificidade possui grande atratividade, em especial, para reações que podem ocorrer por mecanismos que exigem ambos os sítios, tal como a produção do biodiesel. O presente trabalho apresenta a síntese de catalisadores heterogêneos bifuncionais, à base de redes metalorgânicas com o preparo da ZIF-8 e da ZIF-67 acompanhada da caracterização das mesmas através das técnicas de difração de raios X (DRX), Fisissorção de nitrogênio e Espectroscopia de infravermelho (FTIR). As análises dos resultados obtidos evidenciam elevada cristalinidade, presença de grupos funcionais característicos das estruturas dos catalisadores e valores de propriedades texturais baixos. Os dados encontrados mostram-se de acordo com o padrão teórico observado na literatura sugerindo o sucesso das sínteses realizadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.