Perspectivas da exploração de petróleo no Brasil
Palavras-chave:
perspectiva, exploração, em terraResumo
O interesse em examinar o contexto atual da indústria petrolífera na área exploração onshore no Brasil é o fator motivador do presente trabalho. Essa análise estará concentrada em três campos de observação. Neste sentido, o primeiro cenário avaliado consiste na avaliação externa, onde se considerou os acontecimentos impactantes produzidos pela indústria de petróleo, em especial, a exploração de petróleo e gás em recursos ditos não convencionais. Ao modo que, um modelo com capacidade de induzir às novas estratégias de recuperação de hidrocarbonetos. Um segundo olhar foi voltado para o cenário interno, quando foi possível reconhecer especificidades das condições históricas, políticas e econômicas que vem influenciando a exploração de petróleo no Brasil. Finalizando procurou-se sondar as perspectivas da exploração de petróleo no país, constituindo como fontes de evidências à sustentação de nossos argumentos, a leitura dos cenários observados. Assim, ao discorrer este documento, foi descrito o que há de relevante na perspectiva da exploração de petróleo e gás nas bacias sedimentares no Brasil, destacando-se os caminhos que devem nortear doravante os rumos da indústria de E&P: a replicação do “modus operandi” e da tecnologia de exploração voltada para áreas de hidrocarbonetos não convencionais; a aposta em acertos da exploração de áreas de novas fronteiras, e a exploração em campos maduros e ou marginais. Por fim, registrou-se o futuro da exploração de petróleo e gás nas áreas em terra no Brasil.Downloads
Publicado
2013-08-29
Como Citar
Jeronimo, C. E. M., & Morais, C. S. P. (2013). Perspectivas da exploração de petróleo no Brasil. Scientia Plena, 9(8(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/1457
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.