O elegante controle do trabalho em “O Diabo veste Prada”

Authors

  • Ana Virgínia Andrade de Oliveira
  • Marley Rosana Melo de Araújo Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.077101

Keywords:

Toyotismo, Flexibilização, Trabalho.

Abstract

OO trabalho exerce papel real e simbólico na vida das pessoas, embora suas feições tenham mudado ao longo do tempo, decorrente de avanços científicos, tecnológicos, mercadológicos e sócio-culturais, os quais impõem novos desafios e exigências ao trabalhador contemporâneo. Este artigo objetivou ilustrar as características do Toyotismo, especialmente no que concerne ao gerenciamento das relações subjetivas de trabalho, e seus efeitos nos trabalhadores. Para tanto, foi realizada análise fílmica da obra cinematográfica “O Diabo veste Prada”, consistindo de: definição do objeto e tema de pesquisa; seleção, crítica externa e interna do filme; comparação e análise dos conteúdos. Após análise das cenas, constatou-se que a característica mais marcante deste modelo é a flexibilização e que o filme ilustra o que é exposto na literatura científica sobre essa temática, confirmando vivências de insegurança, individualismo e competitividade, amplamente difundidos no modelo toyotista. Espera-se clarificar aspectos deste modelo de regulação do trabalho, de forma a favorecer posicionamentos do psicólogo em sua atuação em contextos laborais.

Author Biographies

Ana Virgínia Andrade de Oliveira

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Especialista em Psicologia, Organizações e Trabalho pela Universidade Tiradentes/Instituto Zanelli (2014). Atua como consultora empresarial, com experiência de trabalhos principalmente na área de desenvolvimento humano.

Marley Rosana Melo de Araújo, Departamento de Psicologia - Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Psicologia e doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora Associada II do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Published

2017-09-05

How to Cite

Oliveira, A. V. A. de, & Araújo, M. R. M. de. (2017). O elegante controle do trabalho em “O Diabo veste Prada”. Scientia Plena, 13(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2017.077101