Avaliação da influência da adição de fibras de aço no concreto fluido solicitado por tensões de tração

Autores

  • Fernanda Alves Pinto Góis Universidade Federal de Sergipe
  • Aline da Silva Ramos Barboza Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2015.113306

Palavras-chave:

Concreto Fluido Reforçado com Fibras, Fibras de aço, Tração por Compressão Diametral.

Resumo

O desenvolvimento de novas tecnologias na produção do concreto ao longo do tempo vêm permitindo elevar a sua resistência à compressão, melhorar a trabalhabilidade e garantir maior durabilidade. Apesar de suas muitas vantagens e melhorias atingidas, o concreto apresenta limitações relacionadas ao seu comportamento frágil quando na presença de esforços de tração. Uma alternativa para contornar este problema é a utilização de armadura dispersa por meio de fibras no concreto, obtendo-se assim um material compósito que possui características diferentes do material original. Buscando colaborar na avaliação da eficiência da adição de fibras, o presente trabalho analisa o comportamento de concretos fluidos reforçados com fibras de aço, submetidos a tensões de tração, considerando como parâmetros de influência o fator de forma e a fração volumétrica. Para isso, foram utilizados corpos-de-prova cilíndricos de dimensões de 10 cm x 20 cm de concreto fluido de resistência usual, com teor de fibras de aço de 0,4% e 0,8%  da quantidade de cimento em  massa e com fatores de forma de 33, 50 e 80. Os corpos de prova foram submetidos a ensaios de tração por compressão diametral. Com os resultados obtidos foi possível afirmar que a matriz cimentícia fluida, com adição de fibras com maior fator de forma e maior fração volumétrica tendem a ser mais eficientes na presença de esforços de tração.

Biografia do Autor

Fernanda Alves Pinto Góis, Universidade Federal de Sergipe

Professora Assistente da área de Tecnologia do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil e Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto com fibras, concreto auto-adensável, novos materiais e materiais compósitos.

Aline da Silva Ramos Barboza, Universidade Federal de Alagoas

Professor associado da Universidade Federal de Alagoas, e desenvolve pesquisas nas linhas: mecânica das estruturas, estruturas de concreto (moldado no local e pré-moldado), coordenação modular e habitação de interesse social. Centro de Tecnologia.

Downloads

Publicado

2015-11-14

Como Citar

Góis, F. A. P., & Barboza, A. da S. R. (2015). Avaliação da influência da adição de fibras de aço no concreto fluido solicitado por tensões de tração. Scientia Plena, 11(11). https://doi.org/10.14808/10.14808/sci.plena.2015.113306

Edição

Seção

1º Seminário de Engenharia Civil