Não-HDL-colesterol em escolares e adolescentes
Palavras-chave:
não-hdl-c, escolar, adolescenteResumo
Objetivo: Avaliar os níveis séricos de Não-HDL-colesterol (Não-HDL-c) e perfil lipídico em jovens entre 6 e 19 anos. Método: Estudo descritivo transversal e descritivo. As variáveis foram: colesterol total e frações, Não-HDL-c, triglicérides e IMC. Excluíram-se portadores de doença ou em uso de fármaco que alterem o perfil lipídico e pacientes com triglicérides> 400mg/dL. Utilizado SPSS-17 para análise das variáveis. Resultados: Participaram 108 jovens, sendo 63 do gênero feminino. Na amostra total, a média de Não-HDL-c foi 114,7mg/dL e de LDL-c 94,9mg/dL. Não houve diferença significativa dos valores de Não-HDL-c e LDL-c entre os gêneros e faixa etária. No estudo, o LDL-c e o Não-HDL-c tiveram forte correlação entre si R= 0,864 e com o colesterol total R= 0,890 e R= 0,907, respectivamente. O LDL-c correlacionou-se negativamente com VLDL-c. Já o Não-HDL-c correlacionou-se positivamente com VLDL-c e triglicérides. Quanto ao IMC, 3,7% estavam abaixo do normal, 49,1% eutróficos, 23,1% com sobrepeso e 24,1% obesos. Pacientes obesos apresentaram níveis significativamente maiores de Não-HDL-c, VLDL-c e TG e nível menor de HDL-c em relação aos eutróficos. Os valores de Não-HDL-c correspondentes aos percentis 75 e 95 foram 129 e 157 mg/dL respectivamente. Conclusão: Não-HDL-c obteve melhor correlação que o LDL-c com diferentes variáveis lipídicas e foi um melhor parâmetro na avaliação lipídica em pacientes obesos. Assim, o Não-HDL-c se mostrou um método confiável e promissor para investigar dislipidemias em escolares e adolescentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.