Estimativa do risco de câncer em órgãos e tecidos e de efeito hereditário em uma paciente e em uma médica após procedimento de cateterismo cardíaco

W. S. Santos, A. B. Carvalho, A. F. Maia

Resumo


Cateterismo cardíaco é uma prática muito comum que utiliza radiação X para gerar as imagensnecessárias das estruturas do paciente para diagnóstico de algumas doenças do coração. Durante oprocedimento, pacientes e médicos são expostos a radiação X por longos períodos de tempo, que podemser suficientes para causar lesões de pele e, até mesmo, aumentar o risco de aparecimento de efeitostardios da radiação, como o desenvolvimento de câncer ou o aparecimento de efeitos hereditários. Oobjetivo desse estudo foi estimar, para um exame de cateterismo cardíaco, utilizando método MonteCarlo, os coeficientes de conversão de doses equivalente e efetiva e as probabilidades de desenvolvimentode câncer e do aparecimento de efeitos hereditários tanto na paciente e quanto na médica. Considerandoapenas a realização de um procedimento, os riscos de desenvolvimento de câncer e de aparecimento deefeitos hereditários, como esperado, foram maiores para a paciente. Além disso, os resultadoscomprovaram que o aumento da diferença de potencial no tubo, já que gera um aumento da dose emórgãos e tecidos, aumenta os riscos associados ao procedimento, tanto de desenvolvimento de câncerquanto de aparecimento de efeito hereditário.

Palavras-chave


Cateterismo; dosimetria; Monte Carlo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.