Os indicadores de desempenho que contribuem para o relacionamento entre uma rede de lojas e seus fornecedores

Autores

  • Oberdan Teles Silva Anhanguera-Faplan
  • Maria Emilia Camargo Universidade de Caxias do Sul. Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Pesquisadora do CNPq nível 1-C,
  • Eric Dorion Dorion Universidade de Caxias do Sul
  • Grieco Rodrigo Bossardi Professro Faculdade de Tecnologia TECBrasil

Palavras-chave:

rede de lojas, cadeia de valor, relacionamento estratégico, indicadores de desempenho

Resumo

O trabalho objetivou identificar os indicadores de desempenho que constroem o relacionamento estratégico entre uma rede de lojas situada no nordeste do Estado do Rio Grande do Sul e seus fornecedores. Realizou-se para tanto, pesquisa qualitativa, tipo estudo de caso. Identificou-se que o mix de produtos que satisfaçam ao cliente, a agilidade nos negócios, a complementaridade de interesses, projetos conjuntos, a confiança e a assistência técnica são fatores que constroem o relacionamento estratégico entre a rede e seus fornecedores. O estudo indicou ainda que o desempenho acima da média em produtos e rentabilidade, visão compartilhada, equipe promocional e capacidade estrutural do parceiro são fatores que justificam o relacionamento estratégico no entendimento da rede em estudo.

Biografia do Autor

Oberdan Teles Silva, Anhanguera-Faplan

Docente cursos Administração e Ciências Contábeis.

Mestre em Administração-PPGA UCS

Especialista Administração Marketing-Unisinos

Administrador de Empresas-UPF

Maria Emilia Camargo, Universidade de Caxias do Sul. Pós-doutorado em Controle Estatístico de Processo pela Universidade Estatal Técnica de Kazan. Pós-doutorado em Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão pela Universidade do Algarve Portugal. Pesquisadora do CNPq nível 1-C,

Professora Titular Aposentada da Universidade de Santa Maria. É avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES/INEP/MEC.Tem experiência na área de Probabilidade e Estatística, Séries Temporais, Administração da Produção, Controle Qualidade, Estratégias de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Séries Temporais, Monitoração, Processos Produtivos, Controle Estatistico de Qualidade, Estratégias e Gestão da Produção, Satisfação de Clientes, Cenários Prospectivos, Arranjos Produtivos, Cadeias Produtivas, Qualidade do Ar, Controle de Poluição Atmosférica e Análise de Dados.

Eric Dorion Dorion, Universidade de Caxias do Sul

Coordenador mestrado em Administração-UCS

Doutor em Administração

Grieco Rodrigo Bossardi, Professro Faculdade de Tecnologia TECBrasil

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Passo Fundo (1997), Especialização em Administração Financeira pela Universidade de Caxias do Sul (2002) e Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor convidado da Universidade Metodista de Piracicaba e professor titular da Faculdade de Tecnologia TECBrasil. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, atuando principalmente nos seguintes temas: análise financeira, desempenho empresarial, demonstrações financeiras, ferramentas de gestão e tomada de decisões.

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Publicado

2012-03-02

Como Citar

Silva, O. T., Camargo, M. E., Dorion, E. D., & Bossardi, G. R. (2012). Os indicadores de desempenho que contribuem para o relacionamento entre uma rede de lojas e seus fornecedores. Scientia Plena, 8(2). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/98

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