Indicadores da qualidade dos sedimentos do ribeirão Piancó, Anápolis – GO, e suas implicações ambientais.
Palavras-chave:
fator de contaminação (FC), índice de geoacumulação (Igeo), qualidade dos sedimentosResumo
Os sedimentos são formados por partículas minerais e matéria orgânica que são transportadas ou depositadas nos corpos d´água. Os processos derivados das atividades antrópicas industriais e urbanas são responsáveis pela entrada de cargas de elementos tóxicos nas águas superficiais das bacias hidrográficas, e podem afetar a qualidade dos sedimentos. Os sedimentos podem estocar espécies químicas ou, então, atuar como uma fonte secundária de poluição, por meio da disponibilidade de contaminantes ao sistema. O presente trabalho, objetiva avaliar a qualidade dos sedimentos da bacia do ribeirão Piancó,GO e suas implicações ao meio ambiente. Neste sentido, determinou-se as concentrações dos constituintes menores Cu, Zn, Co, Ni, Cr que permitiram o cálculo do Fator de Contaminação (FC) e Índice de Geoacumulação (Igeo) do sedimento fluvial. Os resultados obtidos assinalaram que os sedimentos de fundo, possuem indicadores de poluição classificados de variaram entre 0 e 2, correspondendo às intensidades “praticamente não poluído” e “Moderado poluído”, respectivamente. Para o fator de contaminação os elementos- traço Cu, Ni e Cr não apresentaram contrastes tão significativos quando comparados com os valores relativos ao ponto de controle (P01). O levantamento dessas informações torna-se possível a obtenção de ferramentas complementares que permitam o processo de gestão ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.