Desenvolvimento de processos oxidativos avançados para o tratamento de chorume de aterro na Muribeca (Pe-Brasil)
Palavras-chave:
AOP, Foto-Fenton, o chorumeResumo
Processos oxidativos avançados (POA'S) se destacam devido a sua alta eficiência na degradação de compostos orgânicos com baixo custo operacional. Através de um planejamento experimental 23, as variáveis tais como o pH, o peróxido de hidrogénio, volume e tempo de reação foram avaliados. A resposta estudada foi a quantidade de matéria orgânica degradada por mg / L de chorume. Para otimizar o processo, o estudo procurou maximizar a remoção de Demanda Química de Oxigênio (DQO) e Carbono Orgânico Total (TOC) percentagem de redução. O reator de luz branca, desde remoção de DQO variando de 5,3% para 46,6% e redução de TOC de 4,9% para 50,5%. O reator de luz negra, desde remoção de DQO variando de 20,3% para 58% e redução de TOC de 27,3% para 46,5%. Finalmente, o reactor de luz solar, desde remoção de COD variando de 21,3% a 77% e redução de TOC a partir de 38,2% para 69,2%. Um modelo de pseudo-primeira ordem cinética foi aplicado, permitindo uma representação satisfatória do processo de degradação.Downloads
Publicado
2012-08-29
Como Citar
Filho, G. M. R., Lima Duarte, M. M., da Silva, A. D., Neto, J. F. da L., de Lima, D. A., Benachour, M., … da Silva, V. L. (2012). Desenvolvimento de processos oxidativos avançados para o tratamento de chorume de aterro na Muribeca (Pe-Brasil). Scientia Plena, 8(7). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/949
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.