Influência do horário de colheita no óleo essencial de diferentes partes da planta de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii)
Resumo
Cymbopogon martinii, mais conhecido como palmarosa, é uma planta perene nativa da Índia, que pertence a família Poaceae. A maioria das espécies pertencentes a este gênero possui óleo essencial com características aromáticas, tendo importância comercial nas indústrias de cosméticos, perfumaria e em aplicações farmacêuticas. O óleo essencial de palmarosa tem como principais componentes químicos o (E)-β-ocimeno, linalol, geraniol, acetato de geranila e β-cariofileno. Este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do horário de colheita no teor, no rendimento e na composição química do óleo essencial de diferentes partes vegetais de dois genótipos de palmarosa (Cymbopogon martinii). O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental "Campus Rural da UFS" localizado em São Cristóvão-SE cujo delineamento experimental foi em blocos ao acaso em esquema fatorial 2x3x3, com três repetições. Foram avaliados os genótipos UFS-CMA001 e UFS-CMA002. Verificou-se maior rendimento de óleo essencial no genótipo UFS-CMA002, no entanto, os dois genótipos apresentaram alto teor de geraniol. Além disso, observou-se que a colheita dos dois genótipos pode ser realizada tanto pela manhã quanto a tarde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.