Análises dos Constituintes Inorgânicos da Casca do Ovo
Palavras-chave:
Casca de ovo, cromatografia iônica, ICP/MSResumo
O pó da casca do ovo é utilizado como ingrediente da conhecida multimistura, por ser rico em cálcio, e sem a desvantagem da altíssima caloria da maioria dos derivados lácteos. Entretanto a qualidade da casca do ovo pode ser comprometida pelas condições de produção e armazenamento do ovo. Dejetos animais são potenciais formadores de nitratos, que por sua vez podem formar íons nitrito por meio de reações de redução. Neste trabalho avaliamos a qualidade da casca do ovo de galinha poedeira pela analise de ânions, cátions e metais pesados por Cromatografia Íônica e ICP. Concluímos que a casca de ovo pode possuir alto teor de nitrato por contaminação com matéria orgânica, logo não sugerimos seu consumo como suplemento alimentar.Downloads
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Santos, S. T. S., Gois, M. A. C., Simões, A. O., & Garcia, C. A. B. (2012). Análises dos Constituintes Inorgânicos da Casca do Ovo. Scientia Plena, 8(3(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/917
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.