Desenvolvimento e caracterização Físico-Química, Microbiológica e Sensorial de barras de cereais adicionadas de Quitosana e Ômega-3
Palavras-chave:
barra de cereais, quitosana, ômega 3Resumo
Barras de cereais são produtos obtidos da compactação de cereais, contendo frutas secas, castanhas, aromas e ingredientes ligantes. O consumo de barras de cereais continua em constante crescimento devido à sua conveniência e associação com alimentos saudáveis. O presente estudo teve como objetivo o desenvolvimento de barras de cereais adicionadas de quitosana e ômega 3 e a avaliação das características químicas e nutricionais, a aceitabilidade e a qualidade microbiológica destas. Foram elaboradas trêsformulações de barras de cereais: formulação base, com adição de quitosana e com adição de ômega 3. As barras de cereais elaboradas apresentaram características físico-químicas e nutricionais semelhantes às barras de cereais reportadas na literatura. Todas as amostras estavam de acordo com os padrões microbiológicos da legislação vigente, estando aptas para o consumo humano.
Downloads
Publicado
2012-05-29
Como Citar
Lima, M. M., Nunes, M. L., Aquino, L. C. L., Mujica, P. I. C., & Castro, A. A. (2012). Desenvolvimento e caracterização Físico-Química, Microbiológica e Sensorial de barras de cereais adicionadas de Quitosana e Ômega-3. Scientia Plena, 8(3(a). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/910
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.