O erro conceitual sob o olhar de alunos do ensino noturno
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.054405Palavras-chave:
ensino médio, emoções, avaliaçãoResumo
É reconhecido que o erro pode desencadear emoções negativas, e que essas emoções podem influenciar diretamente na sua ocorrência. Nesse contexto, o erro deve ser compreendido como um elemento fundamental no ambiente escolar, pois contribui significativamente para a construção do conhecimento. Este estudo tem como objetivo discutir o erro conceitual a partir da perspectiva de alunos do ensino noturno de uma escola localizada no sertão sergipano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, revelou que ainda não há, de fato, espaço para a abordagem do erro conceitual na prática educativa. Ao motivar reflexões sobre erro, o professor cria oportunidades de aprendizagem para si mesmo e para os alunos, promovendo um processo mais significativo. Nesse processo, as emoções não devem ser tratadas como fatores externos ao processo de aprendizagem, mas reconhecidas como elementos presentes e importantes no cotidiano escolar, capazes de influenciar positivamente a aprendizagem dos temas curriculares.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Ana Cácia Santos, Alexandre Chaves da Silva, Marlene Alves Dias, Divanizia do Nascimento Souza

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








