Qualidade e evolução das águas subterrâneas na região centro-oeste do RS: uma abordagem hidrogeoquímica aplicada
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.019902Palavras-chave:
hidrogeoquímica, águas subterrâneas, qualidade de águaResumo
A hidroquímica é essencial para avaliar a qualidade da água subterrânea, identificar processos geoquímicos e apoiar a gestão sustentável dos recursos hídricos. Este estudo realizou a caracterização hidroquímica de poços tubulares nos municípios de São Vicente do Sul, Cacequi, Rosário do Sul e Vila Nova do Sul, visando avaliar a qualidade da água subterrânea, o risco de salinidade, os processos hidrogeoquímicos e a potencialidade para água mineral. Os parâmetros avaliados incluíram pH, dureza, sólidos totais dissolvidos, condutividade elétrica e concentrações de íons principais, menores e traços. A classificação hidroquímica foi realizada utilizando os diagramas de Piper, Stiff e US Dept. of Agriculture, enquanto a avaliação da qualidade da água seguiu os padrões estabelecidos pela Portaria GM/MS nº 888/2021 e o potencial para água mineral considerou o Código de Águas Minerais. Os resultados indicaram predominância de águas bicarbonatadas cálcicas e mistas, características de áreas de recarga e fluxos recentes, bem como águas sódicas associadas a zonas de confinamento e evolução hidroquímica. Foram identificadas concentrações acima dos limites permitidos para fluoreto, nitrato, alumínio, ferro e manganês oriundas de processos naturais, enquanto o nitrato sugere contaminação antrópica. A análise espacial indicou maior confinamento e salinização no Sistema Aquífero Sanga do Cabral/Pirambóia, especialmente em São Vicente. Existe potencial para água natural mineral fluoretada e alcalino-terrosas cálcicas e magnesianas. A maioria das águas foi classificada como doce e adequada para consumo humano, dessedentação animal e irrigação. Este estudo reforça a importância do monitoramento contínuo para a gestão sustentável e segura dos recursos hídricos subterrâneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tiago De Vargas, Santore Renner dos Santos, Pedro Antonio Roehe Reginato, Franciéle Schwanck Carlos, Taison Anderson Bortolin, Rossano Belladona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








