Estudo comparativo sobre diferentes técnicas de homogeneização da permeabilidade em meios porosos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.129902Palavras-chave:
homogeneização, permeabilidade, simulação de reservatóriosResumo
A concepção do modelo geológico, etapa intrínseca à simulação de reservatórios, gera elevado número de dados, entre eles as propriedades petrofísicas do meio poroso. Isso impossibilita que o processo de simulação computacional seja realizado diretamente nesses modelos, devido a restrições de tempo e de processamento, apesar do constante avanço tecnológico. Com o intuito de se simplificar esse modelo, diferentes técnicas de homogeneização das propriedades podem ser aplicadas. No entanto, se o processo de homogeneização for realizado de maneira inadequada, os resultados não serão confiáveis e acurados e, consequentemente, a tomada de decisão é prejudicada. Este trabalho foi realizado com o objetivo de se avaliar a aplicação das técnicas de média, mais especificamente, a harmônica, a geométrica e a aritmética, e da técnica flow-based sobre dados de permeabilidade de um modelo representativo com geometria ¼ de five-spot, cujas dimensões horizontais e vertical são iguais a 2.000 m e 40 m, respectivamente. O modelo descrito foi discretizado em três níveis de engrossamento de malha. Através da observação do fator de recuperação de óleo, da derivada do fator de recuperação de óleo e do water cut, foi possível afirmar que a aplicação da técnica flow-based na malha intermediária forneceu o melhor equilíbrio entre os casos, por apresentar menor tempo de simulação e um desvio razoável de 2,44% em comparação à malha mais refinada, fixando-se o water cut em 0,8.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Isabela Silva Mantegazini, Guilherme Cosme Viganô, Fábio de Assis Ressel Pereira, Oldrich Joel Romero

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








