Pastagem de Urochloa formada por sobressemeadura na cultura da soja tratada com herbicidas residuais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2026.020204Palavras-chave:
diclosulam, sulfentrazona, consórcioResumo
A formação de pastagens por sobressemeadura na cultura da soja torna-se atrativa para produtores pelas vantagens referentes à manutenção da cobertura vegetal sobre o solo e da antecipação da entrada de animais na área. Neste trabalho, objetivou-se avaliar a contribuição de herbicidas aplicados na cultura da soja no estabelecimento e composição bromatológica de pastagens do gênero Urochloa sobressemeadas na leguminosa. Os tratamentos foram arranjados em esquema fatorial 3x3, dispostos em blocos casualizados com três repetições. Foram avaliadas as forrageiras Urochloa brizantha cv. BRS Xaraés, BRS Ipyporã (híbrido de U. ruziziensis com U. brizantha) e U. brizantha cv. BRS Piatã e três herbicidas aplicados na soja: glifosato (960 g ha-1); diclosulam (35,3 g ha-1) e glifosato (960 g ha-1); e sulfentrazona (200 g ha-1) e glifosato (960 g ha-1). As sobressemeaduras foram feitas no estádio R6 da soja. Foram avaliados o rendimento de grãos de soja, as populações de plantas daninhas e dos materiais forrageiros, a matéria seca de folhas, caules e total, a relação folha/colmo e os teores de proteína bruta e de fibras em detergente neutro e ácido. O uso de diclosulam e sulfentrazona contribuíram no controle de plantas daninhas eudicotiledôneas e não afetaram as forrageiras. As forrageiras BRS Ipyporã e BRS Xaraés apresentaram maior população de plantas em relação à BRS Piatã, contudo as demais variáveis produtivas e bromatológicas não foram alteradas pelos tratamentos testados. As forrageiras apresentaram boa adaptabilidade ao sistema de estabelecimento por sobressemeadura na cultura da soja em ambiente amazônico.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Tulio Martinez Santos, Katia Cylene Guimarães, Jardel Lopes Pereira, Adriano Jakelaitis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








