Desempenho da classificação supervisionada de Campos de Murundus a partir da integração de dados de radar e ópticos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.129901Palavras-chave:
áreas úmidas, Sentinel-1, Google Earth EngineResumo
As áreas úmidas estão localizadas na interface entre ambientes terrestres e aquáticos, desempenhando funções ecossistêmicas importantes em escala regional e global. Os Campos de Murundus são áreas úmidas típicas do bioma Cerrado, as quais enfrentam ameaças devido à atividade humana e mudanças climáticas, tornando essencial seu monitoramento e conservação. Este estudo tem como objetivo avaliar a acurácia da classificação supervisionada dos Campos de Murundus na bacia do rio Claro, situada no Triângulo Mineiro (MG), a partir da combinação de dados de sensor óptico e de radar. Para isso, foram utilizadas imagens de radar do satélite Sentinel-1 e do modelo digital de elevação Copernicus DEM, bem como imagens ópticas do satélite Sentinel-2A e o índice espectral NDWI. Utilizou-se a plataforma Google Earth Engine (GEE) para criar modelos distintos, variando os tipos de dados de entrada e a escala temporal. Os resultados mostraram que, ao longo de um ano, a utilização combinada de todos os dados obteve a melhor acurácia na classificação, resultando em 91% de acurácia global e índice kappa de 0,79. No entanto, os dados provenientes do sensor óptico apresentaram maior importância relativa na classificação, refletindo em uma acurácia alta (89% de acurácia global e índice kappa de 0,74) mesmo quando não foram utilizados os dados derivados de radar. As imagens do Sentinel-1 mostram-se mais eficazes na detecção dos Campos de Murundus quando o intervalo de tempo abrangeu apenas o verão, devido à sua capacidade de detecção na presença de nuvens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ruan Henrique Roncari, Alex Garcez Utsumi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








