A criação de valor medida pelo EVA versus o resultado contábil
Palavras-chave:
Desempenho, Gestão Baseada em Valor, Método EVA®Resumo
Este artigo tem como objetivo aplicar a medida de desempenho EVA® nas Demonstrações Contábeis de uma empresa localizada na Região Serrana do Estado do Rio Grande do Sul, referente aos exercícios de 2006, 2007 e 2008. Foram abordados conceitos e características da Gestão Baseada em Valor, conceitos do Economic Value Aded (EVA®). Neste caso foram evidenciadas as fórmulas de cálculo abordadas pelosautores que ajudam a compreender essa medida de desempenho. Essa pesquisa pode ser classificada como quantitativa e exploratória, operacionalizada através de um estudo de caso único, fundamentada na revisão bibliográfica e a coleta de dados através de uma pesquisa documental. Verificou-se a agregação de valor em apenas um exercício contábil, notadamente, justificada pelas Demonstrações Contábeis em questão. Com base, no desenvolvimento do estudo pode-se perceber a importância para a gestão
empresarial, que além do lucro contábil, tenha informações sobre a criação ou não de valor para seus acionistas. A empresa, no período analisado, passou por mudanças significativas, ou seja, deixando de ser uma simples produtora rural e tornando-se uma agroindústria de médio porte. Essas mudanças estão proporcionando resultados positivos para os sócios, constatados através da aplicação do cálculo do EVA®.
Downloads
Publicado
2013-02-21
Como Citar
Carra, J., Bitencourt, C. M. G., Motta, M. E. V. da, Camargo, M. E., Pacheco, M. T. M., & Gilioli, R. M. (2013). A criação de valor medida pelo EVA versus o resultado contábil. Scientia Plena, 9(1). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/869
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.