Prevalence of hip and lower limb fracture in the city of Aracaju, Brazil
Palavras-chave:
fratura óssea, membro inferior, incidência de fratura, estudo epidemiológico, traumaResumo
Objetivo: Analisar a prevalência de fraturas no quadril e membros inferiores na cidade de Aracaju (Sergipe), utilizando dados fornecidos pela Fundação de Beneficência Hospital de Cirurgia no período de Junho 2008/2009, comparando com os resultados obtidos pelo estudo semelhante realizado por Komatsu (2004) em 1994/1995 na cidade de Marília Marilia (São Paulo) e Muniz et al (2007) em 2003/2005 no Paraná. Métodos: Foram analisados os tipos de fratura, idade e gênero dos laudos de 1200 pacientes e divididos em dois grupos diferentes de acordo com a idade, 30 – 50 anos e acima de 50 anos de idade. Resultados: Verificou-se que, do total, 343 pacientes eram mulheres e 857 eram homens. De acordo com a média de idade, a incidência de fraturas no quadril e membros inferiores foi maior por gênero individual (p<0.05). O local de fratura mais frequente em mulheres acima de 50 anos de idade foi no fêmur (8.36/10,000 habitantes, p<0.05). A tíbia/fíbula foi o tipo de fratura mais comum entre os homens (12.5/10,000 habitantes, p<0.05) de 30 a 50 anos de idade, seguida do fêmur (1.72/10,000 habitantes, p<0.05). Conclusão: Houve um aumento na incidência de fraturas no quadril e membros inferiores em indivíduos masculinos de Aracaju-Brasil e o perfil de fraturas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.