Caracterização morfológica, divergência genética e indicação de cruzamentos em pitaya
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.120202Palavras-chave:
Hylocereus spp., Selenicereus spp., análise multivariadaResumo
O cultivo comercial da pitaia no Brasil é recente e, devido à carência de matrizes selecionadas, há ampla variabilidade fenotípica, observada na produção, tamanho e formato dos frutos e nas características físico-químicas. O desenvolvimento de variedades adaptadas aos diferentes agroecossistemas, com potencial agronômico, garantirá uniformidade de produção. Portanto, esta pesquisa objetivou a caracterização morfológica de 25 genótipos de pitaya, estimar a divergência genética e indicar cruzamentos biparentais. A pesquisa foi realizada em matrizes instaladas em um banco ativo de germoplasma localizado em Maragogi, Alagoas - Brasil. A avaliação das variáveis do cladódio demonstrou ampla variabilidade fenotípica, tanto nos descritores quantitativos, destacando-se o comprimento, com a formação de nove grupos pelo teste de Tocher, tendo o genótipo Boreal Red a maior média (127,0 cm), quanto nos descritores qualitativos, em que a textura rugosa do cladódio predominou em 68% dos genótipos. Nos frutos, a coloração da casca e da polpa apresentaram seis e oito grupos de similaridade, nos quais 44 e 68% dos genótipos apresentaram coloração rosa escuro e vermelho/roxo, respectivamente. O método PCA revelou que as variáveis ligadas ao fruto foram as mais importantes para a análise da divergência genética, que foi de alta magnitude, com a formação de sete grupos divergentes pelo método UPGMA, permitindo a indicação de cruzamentos entre os genótipos ‘Vermelha Colombiana x Boreal Red’, ‘Golden de Israel x Vietnamese White’, ‘Makisupa x Boreal Red’, possibilitando ganhos com maior heterose e progênies superiores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Adrielly Cabral Dantas, Marcelo Cavalcante, Jobson Thaylon da Silva Buarque, Vanessa Sabrina Teixeira Melo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








