Sistema Computacional para Otimização na Seleção de Fertilizantes
Resumo
A adubação é uma das práticas agrícolas que mais onera o custo de produção das culturas comerciais. Deste modo, a otimização no uso de fertilizantes pode reduzir os custos de produção e elevar o lucro do produtor. Em lavouras comerciais, na compra das formulações mistas, o produtor pode reduzir o custo de aquisição ao optar por fontes de nutrientes que atendam as necessidades agronômicas ao menor custo e com o maior nível de concentração. Desse modo para apoiar esse processo de tomada de decisão, este trabalho teve por objetivo desenvolver uma ferramenta que realize os cálculos e a análise de maneira rápida e exata das questões referentes aos custos e as quantidades das fontes de nutrientes. Para tanto, desenvolveu-se o sistema FOS (Fertilizer Optimization System), o mesmo foi estruturado no programa Excel versão 2003 (Microsoft Office) e os comandos macros foram implementados na linguagem de programação Visual Basic. Seus resultados foram comparados por meio do programa “Fertilizer Chooser”. O sistema FOS apresenta-se como uma ferramenta para seleção e quantificação de fertilizantes para composição de misturas de adubos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.