Potencial do óleo fixo de algodão no controle da mosca-negra-dos-citros Aleurocanthus woglumi (Hemiptera: Sternorrhyncha: Aleyrodidade) e do ácaro-texano Eutetranychus banksi (Acari: Tetranychidae) no polo citrícola de Sergipe e da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.120201Palavras-chave:
óleos vegetais, Citrus sinensis, ácidos graxosResumo
O principal polo citrícola do Nordeste compreende municípios do sul de Sergipe e do litoral norte da Bahia. Neste polo, o ataque de pragas como a mosca-negra-dos-citros (Aleurocanthus woglumi) e o ácaro-texano (Eutetranychus banksi) contribui para a baixa produtividade dos pomares. Desta forma, objetivou-se com esta pesquisa avaliar a toxicidade do óleo fixo de algodão em A. woglumi e E. banksi em campo. Neste estudo, primeiramente determinou-se as concentrações letais (CL) do óleo fixo de algodão a ninfas de 4º instar da mosca-negra em condições de laboratório. Posteriormente, a eficiência da CL75 do óleo fixo de algodão no controle da mosca-negra foi avaliada de outubro de 2023 a abril de 2024 em pomar experimental de laranjeira, localizado no campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Umbaúba, Sergipe. Embora as estimativas de CL conduzidas para a mosca-negra, avaliaram-se também a sua eficiência no controle do ácaro-texano por este ocorrer concomitantemente com a mosca-negra no pomar experimental. O óleo mineral foi utilizado como controle positivo para fins de comparação da eficiência do óleo fixo de algodão no controle da mosca-negra e do ácaro-texano. Os resultados deste estudo demonstraram que o óleo fixo de algodão foi tóxico à mosca-negra em condições de laboratório. Adicionalmente, este óleo foi tão eficaz quanto o óleo mineral na redução das densidades da mosca-negra e do ácaro-texano em campo, mostrando-se uma alternativa para o manejo dessas pragas em pomares de laranjeira do polo citrícola de Sergipe e da Bahia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karoline Dias, Adenir Vieira Teodoro Teodoro, Jose Guedes de Sena Filho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.








