Avaliação Ambiental dos Recursos Hídricos da Serra de Itabaiana no Parque Nacional Serra de Itabaiana -Sergipe
Palavras-chave:
Avaliação ambiental, recursos hidricos, qualidade da aguaResumo
Este estudo foi realizado no Parque Nacional Serra de Itabaiana-Sergipe, com a finalidade de avaliar as condições ambientais dos recursos hídricos do lado leste da Serra de Itabaiana com aplicação do protocolo de avaliação rápida. Nesta avaliação física do ambiente de 4 riachos de primeira ordem e 2 de segunda ordem foram percorridos 16,0 km e amostradas 163 pontos. O protocolo de avaliação indicou que 91% da cobertura vegetal dos riachos se encontram em estado natural, 8% alterados e 1% esta impactado. As atividades agrícolas, de irrigação e desmatamento da mata ciliar caracterizaram os impactos ambientais que atingem diretamente o funcionamento dos riachos, principalmente o riacho Vermelho e o Coqueiro-Água Fria. Aas análises físico-químicas da água (pH, condutividade, Potencial Oxi-reduçao, Oxigênio Dissolvido, Salinidade, Solidos Totais Dissolvilvidos, Nitrogênio e fósforo total) foram realizadas em duas épocas: inverno (junho) e verão (setembro). Os parâmetros físico-quimica da água dos riachos estiveram abaixo do permitido pela resolução vigente do CONAMA, não evidenciando alterações tróficas. Os 4 riachos dentro da PARNASI apresentaram condições favoráveis de estabilidade e resiliência sistêmica enquanto, no entorno os dois segmentos de segunda ordem demonstraram que as alterações comprometem a estrutura da biota dos riachos e recomenda-se ações de recuperação das áreas degradadas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.