Diversidade genética entre cajueiros comerciais
Palavras-chave:
Anacardium occidentale L., Marcadores moleculares, variabilidadeResumo
O cajueiro (Anacardium occidentale L.) é uma espécie frutífera de grande importância econômica, principalmente para alguns estados do Nordeste brasileiro. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a diversidade genética entre oito cajueiros utilizados comercialmente por meio de marcadores RAPD. Os genótipos foram oriundos do Banco de Germoplasma do Centro Nacional de Pesquisa da Agroindústria Tropical (CNPAT/EMBRAPA) e avaliados quanto à diversidade genética. Utilizando 15 oligonucleotídeos na análise RAPD, houve a amplificação de todas as amostras, produzindo 174 bandas polimórficas. A similaridade genética de Jaccard variou entre 0.09 – 0.30. A maior distância genética foi observada entre ‘Embrapa 51’ e ‘CPP 06’. Foram encontradas correlações morfológicas entre os grupos formados pelo método UPGMA e ACoP. Os marcadores RAPD permitiram a discriminação dos cajueiros, sendo uma ferramenta útil para mensuração da diversidade, podendo os resultados ser utilizados em programas de melhoramento genético da espécie.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.