Avaliação do conforto acústico e lumínico no processo de produção em uma indústria de sorvetes

Autores

  • Luciano Brito Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Nivio Batista Santana Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Michelle Souza Barreto Rodrigues Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

ruído, iluminância, Indústria de sorvetes.

Resumo

Este trabalho avaliou as condições de conforto acústico e lumínico em uma indústria de sorvetes do interior do estado da Bahia. O estudo considerou a análise de variáveis ambientais no processo de produção, com observações in loco e utilização de instrumentos de medição. Constatou-se que a utilização de equipamentos de proteção individual e a promoção de adequações no sistema de iluminação da indústria permitirão um ambiente de trabalho mais propício à realização das tarefas. As sugestões apresentadas se forem corretamente observadas, poderão contribuir para a garantia da segurança e da saúde do trabalhador com efeitos na maximização da qualidade dos serviços por ele realizados.

Biografia do Autor

Luciano Brito Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação (1998) e mestrado (2001) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado (2008) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche no Instituto Superior Técnico de Lisboa, Portugal. É professor Adjunto da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, onde atua nos cursos de graduação em Engenharia de Alimentos e Engenharia Ambiental e nos Mestrados em Engenharia de Alimentos e em Ciências Ambientais. Tem experiência nas áreas de Biomecânica, Mecânica dos Sólidos, Mecânica Computacional, Ergonomia e Segurança no Trabalho, Gestão Ambiental e Inovação Tecnológica. Atualmente é Coordenador do Colegiado do Curso de Engenharia de Alimentos, e também Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica da UESB (NIT/UESB).

Nivio Batista Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (2005) e mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professor assistente da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção, com ênfase em Higiene e Segurança do Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas:Tecnologia das fermentações, tecnologia de produtos de origem vegetal, ergonomia, riscos ambientais.

Michelle Souza Barreto Rodrigues, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Possui graduação em Administração pela Faculdade Juvêncio Terra (2005) e pós-graduação lato sensu em Gestão Estratégica de Marketing pela Universidade FUMEC - Fundação Mineira de Educação e Cultura (2006) . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitação, marketing, recursos humanos, empreendedorismo e higiene e segurança no trabalho.Atualmente é discente do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Downloads

Publicado

2013-07-20

Como Citar

Rodrigues, L. B., Santana, N. B., & Rodrigues, M. S. B. (2013). Avaliação do conforto acústico e lumínico no processo de produção em uma indústria de sorvetes. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/809

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)