Potencial do gene htrA como marcador molecular para estudos filogenético e identificação de espécies de micobactérias.
Palavras-chave:
Micobactérias, htrA, marcador molecular, filogeniaResumo
Este trabalho analisou in silico o gene htrA como marcador molecular para filogenia e identificação de espécies de micobactérias. Foram utilizadas sequências de htrA de M. tuberculosis, M. bovis, M. leprae, M. ulcerans, M. marinum, M. abcessus depositadas no GenBank (NCBI). As árvores filogenéticas geradas pelos métodos de Neighbour-joining, Máxima parcimônia e UPGMA demonstraram divisão entre espécies de crescimento lento e de crescimento rápido. O método de Máxima parcimônia também foi eficaz na distinção entre as micobactérias estritamente patogênicas, potencialmente patogênicas e saprófiticas. Os resultados mostram htrA como uma ferramenta alternativa para identificação e classificação de micobactérias.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.