Cobrança pelo uso dos recursos hídricos na bacia hidrográfica do rio São Francisco no decênio 2011 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089912Palavras-chave:
recursos hídricos, bacias hidrográficas, recursos financeirosResumo
A cobrança pelo uso de recursos hídricos pode ser entendida como uma forma de incentivar o uso racional da água, arrecadando recursos financeiros para investimentos em ações de recuperação e conservação ambiental. Diante disso, objetivou-se analisar a cobrança pelo uso da água na bacia hidrográfica do rio São Francisco (BHSF) entre os anos de 2011 e 2020. Para tanto, realizou-se um levantamento bibliográfico de pesquisas oriundas de trabalho de mestrado e de doutorado relacionadas ao estudo dos recursos hídricos, artigos científicos, legislações, planos de aplicação, relatórios de gestão, deliberações e informações sobre a cobrança da água, arrecadação e projetos executados na BHSF, nas páginas eletrônicas do Comitê de Bacia Hidrográfica do rio São Francisco e da Agência de Bacia Peixe Vivo. Com os resultados, notou-se que a cobrança na referida bacia hidrográfica está alcançando, de forma efetiva e institucional, os seus objetivos. Os recursos disponíveis não são suficientes para atender às demandas de investimentos necessárias para mitigar os principais desafios da bacia hidrográfica. Observou-se, também, que houve constante aumento na arrecadação de recursos, provenientes de usos diversos da água, entre os anos de 2011 e 2018, assim como um crescimento expressivo da cobrança com a nova metodologia iniciada no ano de 2019, principalmente para irrigação e transposição. Apesar dos esforços e do comprometimento dos órgãos gestores do rio São Francisco, a enunciada bacia hidrográfica enfrenta obstáculos expressivos, marcados pela elevada demanda pelo uso de recursos hídricos, assim como a distribuição irregular das ações de recuperação na bacia hidrográfica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luiz Ricardo Santos de Oliveira, Antenor de Oliveira Aguiar Netto, José Gualberto Júnior, Ariovaldo Lucas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.