Variação da linha de costa entre os anos de 1988 e 2019 no Município de Barra dos Coqueiros-SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089911Palavras-chave:
erosão costeira, landsat, google earth engineResumo
As praias urbanas brasileiras vem sofrendo um acelerado processo de erosão. Portanto, o objetivo do trabalho foi estimar a taxa de variação da faixa de areia em um trecho de praia do município de Barra dos Coqueiros-SE, entre os anos de 1988 e 2019. A variação da linha de costa foi analisada por mapeamento multitemporal em imagens orbitais de satélite da série Landsat, com resolução espacial de 30 metros. As taxas de variação foram obtidas por dois diferentes métodos: taxa por regressão linear e taxa por ponto de terminação. A variação da linha de costa apresentou valores de taxas entre -7,9 e 20,43 m.ano-1 e predominou o comportamento de acreção ao longo do tempo. O envelope de variação da linha de costa apresentou valores mínimos de 17,27 m, na margem esquerda do rio Sergipe e na extensão das praias, após o limite da praia de Atalaia Nova. Já os maiores valores ocorreram em transectos localizados na Praia da Atalaia Nova, na Barra dos Coqueiros (633,55 m). Podemos concluir que as imagens da série Landsat conseguiram modelar a variação da linha de costa e que existe uma tendência predominante de acreção para o intervalo de tempo analisado. Esses resultados permitiram identificar a dinâmica da área costeira em médio a longo prazo e subsidia a ocupação da terra em regiões com maior grau de variabilidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karen Ariadne Leite Santos, José Mateus Bomfim, Bruna dos Santos Ferreira, Maria Isidoria Silva Gonzaga, Ludmilson Abritta Mendes, Milton Marques Fernandes, André Quintão de Almeida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.