Aplicação do método WTF para estimativa de recarga subterrânea no Sistema Aquífero Quaternário em Sergipe, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089909Palavras-chave:
recarga de aquífero, método VNA, flutuação do nível d’águaResumo
Este estudo inédito de recarga subterrânea em Sergipe tem como objetivo estimar as taxas de recarga no Sistema Aquífero Quaternário em 2023 utilizando o método Water Table Flutuation (WTF), com base em dados piezométricos de poços do SEHRES (Sergipe Hydrogeological Research Site), Universidade Federal de Sergipe em São Cristóvão/SE. A metodologia de campo adotada compreende o monitoramento semanal do nível d'água subterrâneo em 15 poços tubulares, utilizando um medidor elétrico de nível de água com precisão milimétrica, no período de março a dezembro de 2023. Foram medidas as cargas hidráulicas dos poços nas estações seca e chuvosa, utilizadas para a aplicação do método WTF. Os resultados refletem taxas de recarga mínima na ordem de 14% (132,8 mm) e máxima de 28% (256,6mm), considerando a precipitação total acumulada de 949,60 mm obtida na estação do CEMADEN no período monitorado e Sy estimado entre 10% e 20%. Esta faixa de valores, embora preliminares, são plausíveis considerando o contexto hidrogeológico e climático da região. Os poços da porção central e sudoeste apresentaram taxas de recarga mais elevadas e que, de modo geral, a recarga diminui em direção ao rio Poxim, principal zona de descarga do aquífero. Os resultados obtidos neste trabalho, ainda que pontuais, preenchem uma lacuna de conhecimento na literatura científica regional. Ademais, estimativas de taxa de recarga são fundamentais para embasar estratégias eficazes de planejamento do uso e conservação dos recursos hídricos, por conseguinte o avanço do conhecimento no SEHRES subsidiará planos de gestão hídrica de curto e longo prazo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Nyvia Maria Santos Ribeiro Saturnino, Mariana Fátima Sá de Jesus, Larissa Santos Silva Dias, Clívia Santana Maia Santos, Roger Dias Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.