Distribuição espacial de parâmetros físico-químicos do Sistema Aquífero Quaternário em Sergipe: estudo de caso no Sergipe Hydrogeological Research Site (SEHRES) em São Cristóvão/SE
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.089908Palavras-chave:
sonda multiparâmetros, qualidade da água subterrânea, monitoramento ambientalResumo
A caracterização físico-química de águas subterrâneas é uma abordagem essencial para compreender a hidrogeoquímica regional e local dos aquíferos, detectar contaminações e avaliar impactos ambientais. O uso de sondas multiparâmetros permite uma aferição in situ, rápida e fidedigna, sendo um ótimo instrumento de monitoramento da qualidade das águas subterrâneas e das condições de poços e aquíferos, subsidiando assim a gestão hídrica de uma região. O presente trabalho, sem precedentes na região, consiste no levantamento preliminar de parâmetros físico-químicos em 15 poços tubulares locados no Campus da UFS, em São Cristóvão/SE, escolhidos por já constituírem uma rede de monitoramento periódico do nível d’água. Esta área de estudo foi denominada SEHRES (Sergipe Hydrogeological Research Site) e o estudo da qualidade da água subterrânea foi realizado através de levantamento de campo equipada com a sonda multiparâmetros, de monitoramento contínuo, modelo YSI EXO 1, devidamente calibrada. Esta sonda foi selecionada por sua capacidade de fornecer uma caracterização abrangente dos atributos físico-químicos da água e subsidiar detecção de possíveis contaminações. A sonda possui múltiplos sensores que medem de forma instantânea os parâmetros: temperatura, salinidade, OD, STD, pH, turbidez e CE, com GPS integrado. Como resultados foram confeccionados em ambiente SIG mapas de distribuição espacial de todos os parâmetros físico-químicos aferidos, permitindo assim caracterizar as condições naturais do aquífero poroso, raso e livre, além de detectar possíveis contaminações e hidrogeoquímica local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Clívia Santana Maia Santos, Mariana Fátima Sá de Jesus, Nyvia Maria Santos Ribeiro Saturnino, Larissa Santos Silva Dias, Silvânio Silvério Lopes da Costa, Carlos Alexandre Borges Garcia, Roger Dias Gonçalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.