Estimativa da produção de biomassa por componente da árvore em povoamentos clonais de Eucalyptus sp.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.020202Palavras-chave:
ajuste simultâneo, modelos alométricos, regressões aparentemente não relacionadasResumo
O aperfeiçoamento da estimativa da produção florestal é indispensável para o emprego das florestas plantadas como fonte de energia renovável. Nesse sentido, objetivou-se desenvolver modelos simultâneos para a estimativa da produção de biomassa por componentes da árvore em povoamentos clonais de Eucalyptus saligna e híbridos de Eucalyptus grandis × Eucalyptus urophylla. A quantificação da biomassa seca acima do solo foi realizada em povoamentos com idade de 7 anos, em que modelos alométricos foram ajustados independentemente para estimar a biomassa dos componentes fuste, galhos, folhas e casca em nível de árvore para E. saligna e E. grandis × E. urophylla. Os ajustes simultâneos foram efetuados por meio regressões aparentemente não relacionadas, visando assegurar a aditividade das predições parciais por componente à estimação da biomassa total acima do solo. A qualidade estatística foi realizada por meio de medidas de erro e análises gráficas. Houve melhoria da qualidade dos modelos para biomassa de galhos para E. saligna e fuste para E. grandis × E. urophylla, comparativamente aos ajustes independentes. Por outro lado, houve redução do erro da estimativa dos componentes fuste e casca para E. saligna e fuste e galhos para E. grandis × E. urophylla. Observou-se, para ambas as espécies, erros inferiores a 10% e ausência de tendências na estimativa da biomassa total. Os modelos desenvolvidos via equações simultâneas apresentaram resultados estatisticamente satisfatórios, especialmente para o componente fuste, o qual expressa maior contribuição à biomassa total. Ademais, houve melhoria ao garantir a aditividade das estimativas parciais na estimativa da biomassa total.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carla Krulikowski Rodrigues , Allan Libanio Pelissari, Eduardo da Silva Lopes

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.