Morfologia e caracterização da germinação em função da posição das sementes no fruto de sabiá

Autores

  • Taiane Pires de Freitas Universidade Estatual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Teresa Aparecida Soares de Freitas Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia
  • Bianca Machado Campos Universidade Estatual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro
  • Mariana Duarte Silva Fonseca UFRB
  • Andrea Vita Reis Mendonça UFRB

Palavras-chave:

IVG, Mimosa caesalpiniifolia Benth., Descrição morfológica

Resumo

O objetivo deste trabalho foi estudar aspectos relativos à germinação e morfologia de frutos, sementes e plântula de sabiá. No estudo do fruto, foram observadas as características: cor; dimensões; textura e consistência do pericarpo; deiscência; número de sementes por fruto. Os aspectos observados para as sementes foram: cor; dimensões; peso de 1000 sementes; textura e consistência do tegumento; forma, borda e posição do hilo e da micrópila; embrião (forma, posição e tipo) e endosperma. As características para as plântulas foram: raiz, coleto, hipocótilo, cotilédones, epicótilo e protófilos. Para caracterização da germinação montou-se testes de germinação para avaliação da % de germinação e índice de velocidade de germinação (IVG), considerando também a posição da semente no fruto. Os frutos de sabiá apresentam-se em forma de um legume articulado, indeiscente, formado por uma seqüência de craspédios. As sementes variam de oblonga a orbicular, superfície dura e lisa lustrosa com pleurograma em forma de U. A plântula completa sua formação aos 21 dias de germinação, sendo essa do tipo epígea com 88,1% de germinação e IVG de 9,2. A posição da semente no fruto não interfere na % de germinação, no IVG e na massa seca de plântulas.

Biografia do Autor

Taiane Pires de Freitas, Universidade Estatual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Engenheira Florestal, Mestrada do Programa Produção Vegetal da UENF

Teresa Aparecida Soares de Freitas, Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia

Professora Adjunto II do Centro de Ciências Agrárias, Ambientias e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Área de atuação Silvicultura (Sementes, Viveiros e Recuperação de Áreas Degradadas).

Bianca Machado Campos, Universidade Estatual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Engenheira Florestal, Mestrada do Programa Melhoramento de Plantas da UENF

Mariana Duarte Silva Fonseca, UFRB

Estudante de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Reconcâvo da Bahia

Andrea Vita Reis Mendonça, UFRB

Professora Adjunto III do Centro de Ciências Agrárias, Ambientias e Biológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Área de atuação Manejo Florestal(Dendrometria e Inventário).

Downloads

Publicado

2013-05-08

Como Citar

Freitas, T. P. de, Freitas, T. A. S. de, Campos, B. M., Fonseca, M. D. S., & Mendonça, A. V. R. (2013). Morfologia e caracterização da germinação em função da posição das sementes no fruto de sabiá. Scientia Plena, 9(3). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/790

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)