Aplicação foliar de reguladores de crescimento de plantas aumenta a produção de biomassa, conteúdo, rendimento e constituintes químicos do óleo essencial de Origanum vulgare L.
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.070203Palavras-chave:
plantas medicinais, metabólito secundário, fitorreguladorResumo
Origanum vulgare é utilizado na prevenção de doenças neurodegenerativas; para alimentação de aves, peixes e bovinos; e na indústria alimentícia. O objetivo deste estudo foi avaliar a influência da aplicação foliar de reguladores vegetais (RV) na biomassa, metabólitos secundários e atividade enzimática antioxidante. O experimento foi conduzido em um delineamento fatorial duplo com um controle, 3 RV e 3 doses. Após 90 dias, foram mensurados o peso seco, conteúdo de óleo essencial e pigmentos fotossintéticos. Os efeitos dos RV no sistema antioxidante e em algumas atividades enzimáticas antioxidantes, como superóxido dismutase, catalase e ascorbato peroxidase, foram investigados. O uso de RV aumentou o ganho no comprimento dos ramos em relação ao controle. A aplicação de GA3 na dose de 25 mg L-1 aumentou o peso seco da folha, caule, raiz, broto e peso seco total em comparação com o controle. O maior teor de clorofila a foi observado para a dose KIN25. Os ganhos de teor de óleo das doses KIN25 e IBA25 foram de 30,9% e 29,6%, respectivamente, em comparação com o controle. O maior teor de timol foi observado em plantas que receberam a dose GA350 (24,80%), o que foi 12,14% maior em comparação com o controle. As menores médias de peróxido de hidrogênio e malondialdeído (MDA) foram observados na presença dos RV. Os RV estimularam a atividade antioxidante enzimática, diminuindo o sinal de estresse oxidativo. Esses achados sugerem que a aplicação foliar de RV em doses baixas pode contribuir para aumentar a biomassa e os ingredientes ativos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Marlon Alves de Assis, Alan da Cunha Honorato, Jandeilson Pereira dos Santos, Lissa Izabel Ferreira de Andrade, Jeremias José Ferreira Leite, Thayane Ferreira Miranda, Suzan Kelly Vilela Bertolucci, José Eduardo Brasil Pereira Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.