Respostas de pimentão híbrido em campo aberto com o uso de hidrogel e diferentes regimes hídricos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.020201Palavras-chave:
recursos hídricos, manejo de irrigação, olericulturaResumo
O manejo eficiente da água em época de escassez hídrica é fundamental na irrigação das plantas cultivadas, especialmente em regiões de seca recorrente. Este estudo teve como objetivo avaliar as respostas à aplicação de doses de hidrogel e a utilização de diferentes regimes hídricos sobre a produtividade e a eficiência hídrica de plantas de pimentão cultivadas em campo aberto. Um experimento foi conduzido com pimentão híbrido em parcela subdividida, os níveis de irrigação (50; 75; 100 e 125% da ETc) como parcelas e nas subparcelas, as doses de hidrogel (0,0; 0,6; 1,2 e 2,4 g pl-1), com quatro repetições. As variáveis analisadas foram produtividade de frutos, eficiência do uso da água e fisiológicas (condutância estomática e potencial hídrico foliar). As doses de hidrogel incrementaram a produtividade de frutos de pimentão e a condutância estomática. O uso de hidrogel no cultivo de pimentão garante estabilidade das variáveis fisiológicas aos 70 dias após o transplantio e a dose de 2,4 g pl-1 do hidrogel proporciona maior produtividade do pimentão cultivado em solo franco arenoso. Por fim, o uso de hidrogel favorece o desempenho produtivo de pimentão híbrido com irrigação cumulada de 683,1 mm em campo aberto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ademir Menezes, Edson Alves Bastos, Luis Gonzaga Pinheiro Neto, Thales Vinícius Araújo Viana, Marlos Alves Bezerra, Rafaela Vieira Façanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.