Gestão de resíduos institucionais: como eliminar a opção aterro
Resumo
Relata-se uma pesquisa cujo objetivo foi construir um modelo de gestão descentralizado de resíduos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Campus Uberlândia, a fim de demonstrar a aplicação local da sétima Meta de Desenvolvimento do Milênio que preconiza garantir a sustentabilidade ambiental. A pesquisa se ancorou em um sistema de comunicação dialógica entre pesquisadores e pessoas da comunidade envolvida para minimizar a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro sanitário local. Como resultado, todos os resíduos gerados no Campus, com exceção dos resíduos de serviços de higiene e saúde, foram desviados do aterro. Os resíduos inertes foram encaminhados aos atores da logística reversa, e os resíduos biodegradáveis foram transformados em composto no recinto do Campus. O modelo gerencial está disponível para aplicação em outras instituições.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.