Efeito das características biométricas no rendimento da polpa do jambolão (Syzygium cumini L.) e análise da sua potencialidade nutricional e funcional
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.091501Palavras-chave:
polpa de frutas, eugênia jambolana, propriedades funcionaisResumo
O jambolão é uma planta tropical que possui frutos com características químicas e nutracêuticas ideais para exploração industrial. Objetivou-se avaliar os efeitos das variáveis biométricas do fruto no rendimento da polpa, bem como determinar a sua composição físico-química e suas propriedades funcionais. Os frutos foram adquiridos e analisados quanto as suas características biométricas, rendimento de polpa, caracterização físico-química, quantificação de compostos bioativos e potencial antioxidante, sendo os dados avaliados através de estatística descritiva, coeficiente de correlação (rS) e Análise de Componentes Principais (ACP). Observou-se que os frutos analisados apresentaram peso médio na ordem de 4,11 ± 1,06 g e diâmetro médio horizontal e vertical de 15,55 ± 2,77 mm e 27,37±7,47 mm, respectivamente. Os frutos apresentaram um rendimento de polpa médio de 65,15 ± 8,57 % e essa variável sofreu influência positiva e significativa do diâmetro horizontal (DH) (rS = 0,391) e do peso do fruto (PF) (rS = 0,493). Além disso, a polpa apresentou uma boa composição nutricional quando comparado com outras espécies frutíferas comerciais, como o teor de compostos fenólicos (45,69 ± 6,09 mg EAG /100 g), antocianinas totais (305,59 ± 106,19 mg cianidina -3 glicosídeo/100g) e atividade antioxidante (ABTS = 3.291, 92 ± 96,10 µmol equivalente a Trolox/g e FRAP = 11.876,97 ± 619 µmol Fe2SO4/100g). Conclui-se que o fruto do jambolão possui elevada potencialidade de processamento industrial, porém para que haja uma plena utilização do fruto, melhores práticas de manejo pós-colheita precisam ser adotadas, garantindo que o fruto seja utilizado com toda essa sua potencialidade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Filipe Oliveira Melo, Luana Cypriano de Souza, Danielle Martins Lemos , Daniele Silva Ribeiro, Patrícia Beltrão Lessa Constant
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.