Identificação e Caracterização de Genes Thaumatin-Like Proteins (TLPs) em Todo Genoma da Azeitona Selvagem (Olea europaea var. sylvestris)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.095201Palavras-chave:
genoma, peptídeos antimicrobianos, taumatinaResumo
A oliveira selvagem (Olea europaea var. sylvestris) é a ancestral de todas as variedades de oliveira, exibindo notável adaptabilidade a diversas condições climáticas e tipos de solo. Essa árvore icônica da Bacia do Mediterrâneo destaca-se por sua capacidade de resistir a estresses ambientais, como escassez hídrica e variações de temperatura, desempenhando um papel crucial na ecologia, economia e cultura da região. Nesse estudo, foram caracterizados 42 genes de TLPs na oliveira selvagem, distribuídos em 14 cromossomos e nove scaffolds. A análise in silico revelou a presença de domínios associados a atividade antifúngica em algumas sequências, indicando seu potencial papel na resistência a patógenos. A diversidade estrutural dos genes OeTLP foi explorada por meio de alinhamentos múltiplos, motivos conservados e análise filogenética. Foi observada correlação entre diversidade filogenética, estrutura genética e padrões de motivos, sugerindo diferentes funções entre grupos de OeTLPs. Além disso, a distribuição de éxons e íntrons na árvore filogenética proporcionou insights adicionais sobre a evolução desses genes. A modelagem comparativa das OeTLPs revelou modelos tridimensionais com boa qualidade estrutural e características distintas de carga superficial. Este estudo oferece uma compreensão abrangente das características físico-químicas, estruturais e filogenéticas dos genes TLP em Oliveira Selvagem, contribuindo para o conhecimento sobre a resposta dessa espécie a estresses ambientais e patógenos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Cidinaria Silva Alves, Ramon da Silva de Souza, Ruana Carolina Cabral da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.