Estabilidade de nuggets pré-fritos de frango, codorna e frango com carne mecanicamente separada (CMS) de codorna
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.021501Palavras-chave:
carne de aves, reestruturados, coturniculturaResumo
A criação de codornas tem aumentado no Brasil e no mundo, para produção de carne e ovos. Entretanto, as indústrias não têm investido no aproveitamento de subprodutos do abate. Objetivou-se investigar a estabilidade de nuggets pré-fritos de frango, codorna e frango com carne mecanicamente separada (CMS) de codorna. Inicialmente, foi analisada a cor das codornas e massas, e calculado o rendimento da CMS. Os nuggets foram desenvolvidos e determinou-se a composição centesimal. Logo após, análises de pH, atividade de água, oxidação lipídica (TBARS, substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico), cor interna e externa, quantificação de enterobactérias e psicrotróficos, foram conduzidas nos tempos 0, 15, 30 e 45 dias de armazenamento a -18ºC. Observou-se, que a cor externa das codornas é clara e a interna escura, e o rendimento da CMS foi de 50%. A cor das massas de codorna e frango com CMS são mais escuras que as de frango. Nas análises centesimais, os nuggets de frango tiveram maiores teores de proteínas (14,76%); e os de frango com CMS menores teores de umidade (47,91%) e maiores valores de carboidratos (30,05%). Durante a estocagem dos nuggets houve queda do pH, aumento da oxidação lipídica; a cor externa ficou preservada e a interna mais escura. A qualidade microbiológica foi satisfatória. Dessa forma, estas evidências, contribui para diminuir os impactos ambientais, com a linha de reaproveitamento de subprodutos provenientes da codorna, além de ser uma fonte proteica e exótica usada na gastronomia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anderson Henrique Venâncio, Jéssica Raquel Sales Carvalho De Souza, Ana Luiza de Souza Miranda Miranda, Bruna Azevedo Balduino Balduino, Francielly Corrêa Albergaria Albergaria, Maria Emília De Sousa Gomes, Roberta Hilsdorf Piccoli, Eduardo Mendes Ramos, Alcinéia de Lemos Souza Ramos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.