Avaliação da secagem convencional e por micro-ondas de madeiras tropicais amazônicas indicadas para fabricação de painéis EGP (Edge Glued Panels)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.057302

Palavras-chave:

madeiras amazônicas, micro-ondas, propriedades tecnológicas

Resumo

A secagem da madeira é um processo crucial na indústria florestal, uma vez que a qualidade dos produtos manufaturados está diretamente relacionada ao teor de umidade da matéria-prima. Na região amazônica, a complexidade do processo de secagem é acentuada pela vasta diversidade de espécies, cada uma com perfis tecnológicos distintos. Este estudo concentrou-se na avaliação da secagem em estufa e em micro-ondas de cinco espécies de madeiras tropicais amazônicas: Angelim-pedra (Hymenolobium pulcherrimum), Angelim-vermelho (Dinizia excelsa), breu-vermelho (Protium puncticulatum), Muricy (Byrsonima crispa) e Piãozinho (Micrandropsis scleroxylon), recomendadas para a produção de painéis colados lateralmente (EGP). As amostras dessas espécies foram coletadas em áreas de floresta secundária de terra firme no Amazonas, Brasil, e submetidas à secagem em estufa por 25 dias e em micro-ondas semi-industrial por 120 minutos a 100 ± 3 °C. Adicionalmente, foram realizadas análises das propriedades das madeiras. Os resultados indicam que a secagem por micro-ondas superou a eficiência da secagem em estufa. Especificamente, as madeiras de Breu-vermelho e Murici apresentaram os melhores resultados em termos de teor de umidade. Este método de secagem não apenas reduziu significativamente o tempo de secagem, mas também resultou em madeira livre de defeitos. Além disso, o consumo de energia foi menor em comparação com a secagem convencional. As propriedades físico-mecânicas das madeiras mostraram uma correlação significativa com o tratamento térmico. Em particular, a secagem por micro-ondas demonstrou ser eficaz na obtenção de umidade padrão para a fabricação de painéis EGP, destacando-se como uma alternativa vantajosa para a região.

Biografia do Autor

Roberto Daniel de Araújo, INPA

Doutor em Ciências de Floresta Tropical

Pesquisador/INPA

Claudete Catanhede do Nascimento, INPA

Doutor em Botânica

Pesquisador/INPA

Adilene Kroessin

Doutoranda em Ciências de Floresta Tropical/INPA

Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula, UEA

PhD em Ciências de Materiais

Professor/UEA

Niro Higuchi, INPA

Pesquisador/INPA

Downloads

Publicado

2024-06-14

Como Citar

Araújo, R. D. de ., Nascimento, C. C. do, Nascimento, C. S. do ., Kroessin, A., de Paula, E. V. C. M., & Higuchi, N. (2024). Avaliação da secagem convencional e por micro-ondas de madeiras tropicais amazônicas indicadas para fabricação de painéis EGP (Edge Glued Panels). Scientia Plena, 20(5). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.057302

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.