Avaliação da secagem convencional e por micro-ondas de madeiras tropicais amazônicas indicadas para fabricação de painéis EGP (Edge Glued Panels)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.057302Palavras-chave:
madeiras amazônicas, micro-ondas, propriedades tecnológicasResumo
A secagem da madeira é um processo crucial na indústria florestal, uma vez que a qualidade dos produtos manufaturados está diretamente relacionada ao teor de umidade da matéria-prima. Na região amazônica, a complexidade do processo de secagem é acentuada pela vasta diversidade de espécies, cada uma com perfis tecnológicos distintos. Este estudo concentrou-se na avaliação da secagem em estufa e em micro-ondas de cinco espécies de madeiras tropicais amazônicas: Angelim-pedra (Hymenolobium pulcherrimum), Angelim-vermelho (Dinizia excelsa), breu-vermelho (Protium puncticulatum), Muricy (Byrsonima crispa) e Piãozinho (Micrandropsis scleroxylon), recomendadas para a produção de painéis colados lateralmente (EGP). As amostras dessas espécies foram coletadas em áreas de floresta secundária de terra firme no Amazonas, Brasil, e submetidas à secagem em estufa por 25 dias e em micro-ondas semi-industrial por 120 minutos a 100 ± 3 °C. Adicionalmente, foram realizadas análises das propriedades das madeiras. Os resultados indicam que a secagem por micro-ondas superou a eficiência da secagem em estufa. Especificamente, as madeiras de Breu-vermelho e Murici apresentaram os melhores resultados em termos de teor de umidade. Este método de secagem não apenas reduziu significativamente o tempo de secagem, mas também resultou em madeira livre de defeitos. Além disso, o consumo de energia foi menor em comparação com a secagem convencional. As propriedades físico-mecânicas das madeiras mostraram uma correlação significativa com o tratamento térmico. Em particular, a secagem por micro-ondas demonstrou ser eficaz na obtenção de umidade padrão para a fabricação de painéis EGP, destacando-se como uma alternativa vantajosa para a região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Roberto Daniel de Araújo, Claudete Catanhede do Nascimento, Cristiano Sousa do Nascimento, Adilene Kroessin, Estevão Vicente Cavalcanti Monteiro de Paula, Niro Higuchi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.