Avaliação das propriedades reológicas de blendas pluronic para a incorporação do óleo essencial de Cymbopogon citratus
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.069901Palavras-chave:
polímero hidrofílico, polímero termorresponsivo, cicatrizaçãoResumo
Neste trabalho, foram desenvolvidos sistemas de blendas poliméricas de Pluronic com polímeros hidrofílicos (quitosana, goma guar, polivinil pirrolidona, álcool polivinílico) com o objetivo de veicular o óleo essencial de Cymbopogon citratus (OECC) como modelo de material cicatrizante. Um planejamento experimental partindo da influência destes polímeros hidrofílicos nas características de formação de gel foi executado, avaliando-se como resposta o tempo de gelificação a 37 °C. Após selecionar a formulação com as características exigidas, foi adicionado OECC e a blenda foi caracterizada através do pH, espalhabilidade, viscosidade, reologia e análise química. A quitosana, polímero definido pelo planejamento, proporcionou a formação da blenda geleificada em menor tempo e na ausência de precipitados. A presença do OECC, além das características visuais, possibilitou modificações discretas nas propriedades químicas (no espectro de infravermelho, deslocamento do pico C=C do óleo na blenda; no pH, discreto aumento para 4,6); mas não nas reológicas, apenas uma redução de espalhabilidade e manutenção do comportamento pseudoplástico da blenda sem o OECC. Portanto, nenhuma modificação significativa impossibilitaria a aplicação da blenda como material auxiliar na condução do processo cicatricial de tecidos cutâneos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monique Guimarães de Sousa Carvalho, Bárbara Jaqueline de Carvalho Alves, Sidney Silva Simplicio, Guilherme Rodolfo Souza de Araujo, Joyce Kelly Marinheiro da Cunha Gonsalves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.