Avaliação e espacialização de parâmetros físico-químicos em águas subterrâneas na bacia hidrográfica do rio Piauí nordeste, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.097201Palavras-chave:
salinização, sodificação, irrigaçãoResumo
Águas com concentrações elevadas de sais dissolvidos utilizadas para irrigação podem gerar problemas de salinização e/ou sodificação dos solos. Tais efeitos podem ser sentidos na área de estudo, logo este trabalho busca avaliar a qualidade da água subterrânea e realizar a estimativa da ocorrência desses parâmetros por interpolação para a água de 15 poços tubulares, distribuídos ao longo da Bacia Hidrográfica do Rio Piauí no sul sergipano. Foram determinados os parâmetros de Condutividade Elétrica pelo método eletrométrico e os cátions Ca2+, Mg2+, Na+ por cromatografia iônica. Observou-se na porção noroeste da bacia que a maioria das águas apresentam restrições quanto ao uso devido aos riscos de salinização e sodificação, especialmente no município de Simão Dias, apenas 20,0% das águas não apresentam nenhum risco, relacionadas as porções litorâneas da bacia. Espacialmente as regiões localizadas na porção centro-litorânea apresentam águas com melhores padrões de qualidade em relação a todas as variáveis estudadas, a aplicação da krigagem refletiu a influência da distribuição dos diferentes tipos de solo e condições climáticas. Tais resultados podem auxiliar na criação de planos de manejo mais eficientes que garantam uma melhor qualidade dos solos e da água utilizada para irrigação nessa região.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Joel Marques da Silva, Paulino Estevez Rocha, Douglas da Cruz Santos, Janisson Batista de Jesus, Carlos Alexandre Borges Garcia, Silvânio Silvério Lopes da Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.