Otimização do processo de recuperação e concentração da bromelina utilizando membranas cerâmicas
Palavras-chave:
Bromelina, membranas, microfiltraçãoResumo
Os processos de separação por membranas apresentam uma alternativa técnica e economicamente atraente para recuperar e purificar proteínas. Estes processos demandam pouca energia, além de apresentarem grande especificidade na separação. Bromelina é uma enzima proteolítica que possui um alto valor medicinal. Sua ação inclui: inibição da agregação plaquetária, atividade fibrinolítica, ação antiinflamatória, ação antitumoral, aumento da absorção de outras drogas, facilitador da digestão, acelerador da cicatrização, etc. Tendo em vista a importância da enzima supracitada realizou-se a otimização do processo de recuperação e concentração da bromelina do abacaxi ( Ananas Comosus) utilizando membranas cerâmicas.Downloads
Como Citar
Lima, G. A., Santana, M. F., & Souza, R. R. (2011). Otimização do processo de recuperação e concentração da bromelina utilizando membranas cerâmicas. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.org.br/sp/article/view/754
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.