A Juventude de Origem Popular em Busca Do Ensino Superior Público: Entre Sonhos, Dificuldades e Desigualdades

Laís Santana Santos

Resumo


O presente artigo apresenta resultados finais do trabalho desenvolvido como bolsista voluntária de iniciação científica e simultaneamente propõe a discussão sobre a temática relacionada à inserção e permanência de jovens de camadas  populares na universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa centrada em alguns levantamentos bibliográficos e no uso de entrevistas semi-estruturadas, envolvendo estudantes de diferentes cursos, a fim de compreendermos as estratégias adotadas por esses jovens para garantir ingresso e permanência na Universidade Federal de Sergipe. Foram realizadas dez  entrevistas das quais selecionamos duas para aprofundar o estudo aqui apresentado. De modo geral, a análise do material nos indicou a relação estabelecida entre trajetória sócio-escolar e estímulos individuais e familiares que possibilitam o acesso e a permanência desses jovens na universidade pública.

Palavras-chave


Educação, Ensino Superior, Desigualdades sócio-educacionais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.