Avaliação da eficácia do branqueamento e condições ideais de temperatura e tempo para minimizar o escurecimento de cogumelos comerciais
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.061501Palavras-chave:
parâmetro de qualidade, condições de processamento, branqueamento com águaResumo
A operação de branqueamento tem sido utilizada para aumentar a vida útil, reduzir a atividade enzimática e diminuir a carga microbiana dos alimentos. Este estudo teve como objetivo investigar os efeitos do tempo e da temperatura de branqueamento na luminosidade e na variação de cor de três variedades comerciais de cogumelos e determinar as condições ótimas de operação. Três espécimes foram coletados: Agaricus bisporus Paris Champignon, Agaricus bisporus Portobello e Lentinula edodes Shiitake. O delineamento composto central rotacional e a metodologia de superfície de resposta foram empregados para avaliar os efeitos combinados da temperatura de branqueamento (variando de 60°C a 96,2°C) e tempo (variando de 60 segundos a 349,7 segundos) nos parâmetros de cor L* (luminosidade), a* (vermelho-verde) e b* (amarelo-azul) de fatias dos cogumelos. O corte, a exposição ao oxigênio e a temperatura abaixo de 75°C afetaram significativamente a cor, reduzindo os valores de L* e b* e aumentando os valores de a*, favorecendo o escurecimento dos cogumelos (maior △L). A operação de branqueamento otimizada para minimizar a variação de cor (△E) foi de 80°C por 170 segundos para Champignon, 83°C por 209 segundos para Portobello e 82°C por 186 segundos para Shitake. O branqueamento de cogumelos frescos nessas condições operacionais pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de cores escuras, melhorando assim sua qualidade para consumo humano, prolongando sua vida útil e reduzindo o desperdício causado pela aparência desagradável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Edson Maikon da Rocha, Suelen Avila, Jair José de Lima de Lima , Ricardo Scheffer de Andrade Silva, Danniele Miranda Bacila, Alvaro Luiz Mathias, REGINA MARIA MATOS JORGE
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.