Comunidades de artrópodes da serapilheira em uma área de Cerrado do nordeste do estado do Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.078001Palavras-chave:
artropodofauna, diversidade, sazonalidadeResumo
A serapilheira dos ecossistemas florestais abriga uma grande diversidade de artrópodes terrestres, que se destacam por desempenharem papéis fundamentais nos processos ecológicos. No presente estudo, objetivamos identificar famílias de artrópodes e verificar a ocorrência de sazonalidade em comunidades de artrópodes no ambiente de serapilheira de três fitofisionomias de Cerrado no Nordeste do Brasil. Os estudos foram realizados durante doze meses no município de Chapadinha - MA. Os artrópodes foram amostrados em três fitofisionomias compreendendo: I- Campo Limpo de Cerrado, II- Cerrado arbustivo com histórico recente de desmatamento e III- Cerrado Típico. Foram implantadas 90 armadilhas de queda, agrupadas em conjuntos de 30 para cada ambiente amostrado ao longo de um transecto linear de 300 metros. Um total de 5.573 artrópodes foram coletados nas três áreas de estudo, distribuídos em 19 ordens, uma infraordem e 62 famílias. A comunidade de artrópodes apresentou diferenças significativas entre os diferentes períodos sazonais analisados. No entanto, não houve diferença significativa na composição de artrópodes nas três áreas de Cerrado amostradas. Houve uma maior diversidade de artrópodes na transição do período seco para chuvoso. O Cerrado típico apresentou maior abundância de artrópodes, entretanto, o Campo limpo de Cerrado exibiu maior diversidade na composição da artropodofauna. O Cerrado com histórico recente de desmatamento demonstrou a menor abundância e diversidade de artrópodes. Esses resultados demonstram a importância da sazonalidade para a comunidade de artrópodes em diferentes habitats, além de ressaltar a importância da preservação do Cerrado para manter a composição de artrópodes no solo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jairisson Andrade de Sousa, Matheus da Silva Oliveira, Edison Fernandes da Silva; Christian Ciattei
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.